top of page

Embolização de Varizes Pélvicas: Tratamento eficaz, minimamente invasivo e com recuperação rápida

 

As varizes pélvicas são veias dilatadas na região da pelve que podem causar sintomas como dor abdominal crónica, sensação de peso, desconforto durante as relações sexuais e agravamento ao final do dia ou em pé por longos períodos.

 

O tratamento geralmente é indicado quando surgem sintomas. A primeira abordagem costuma ser medicamentosa, com fármacos que ajudam a reduzir a dilatação das veias e a aliviar os sintomas. No entanto, quando não há alívio com a medicação ou se as queixas forem intensas, considera-se o tratamento minimamente invasivo por embolização das veias pélvicas.

A embolização é um procedimento de radiologia de intervenção que permite tratar as varizes sem cirurgia.

Através de um pequeno orifício na pele, um cateter fino (tubo com 1 a 2 mm) é introduzido numa veia e guiado até à zona afetada.

Com recurso a uma flebografia – exame com contraste que permite visualizar as veias pélvicas em detalhe – é possível confirmar o diagnóstico de varizes pélvicas ou síndrome de congestão venosa.

Se confirmada a indicação, o tratamento é feito na mesma sessão: são introduzidos materiais específicos no interior das veias dilatadas para bloqueá-las, reduzindo o refluxo venoso e melhorando os sintomas. Este bloqueio chama-se embolização.

A embolização é segura, eficaz e permite uma recuperação rápida, sendo uma excelente opção para mulheres com varizes pélvicas sintomáticas.

bottom of page