
Termoablação da Tiroide: uma solução inovadora, eficaz e sem cirurgia
Os nódulos da tiroide são muito frequentes na população geral. Na maioria das vezes são benignos, não causam sintomas e apenas necessitam de acompanhamento regular. No entanto, há situações em que estes nódulos crescem de forma significativa, provocando desconforto local, sensação de pressão no pescoço ou alterações estéticas visíveis — levando, assim, à necessidade de tratamento.
Durante décadas, a cirurgia foi a única opção terapêutica disponível. Atualmente, graças à evolução da medicina de intervenção, as técnicas minimamente invasivas como a termoablação ecoguiada assumem um papel cada vez mais relevante, oferecendo uma alternativa eficaz e segura, com menor risco de complicações, sem necessidade de internamento e sem deixar cicatriz.
A termoablação percutânea da tiroide é um procedimento realizado sob controlo ecográfico, em que se introduz uma agulha fina através da pele diretamente no nódulo. Esta agulha aplica calor no interior da lesão (através de radiofrequência ou microondas), destruindo o tecido nodular e levando à sua redução progressiva ao longo do tempo.
Trata-se de uma técnica precisa, realizada em ambulatório, com recuperação rápida e grande taxa de sucesso.
Sou pioneira na introdução da termoablação tiroideia com micro-ondas em Portugal, com vasta experiência clínica nesta área. A minha prática é reconhecida a nível internacional, sendo membro da Task Force de Termoablação da Tiroide da CIRSE (Cardiovascular and Interventional Radiological Society of Europe) — uma das mais prestigiadas sociedades científicas da Radiologia de Intervenção a nível mundial.
Este reconhecimento traduz-se num compromisso contínuo com a excelência técnica, segurança do procedimento e orientação para o bem-estar da pessoa tratada.